Seguidores

sábado, 22 de setembro de 2012

Acessórios de costura

 Essa semana em uma postagem no Facebook sobre o Bordado de Richelieu...

 um objeto na foto chamou a atenção da minha amiga Lillia de São Paulo...

Ela perguntava se o objeto azul era um desmanchador de costura.... 

E os questionamentos sempre são Bem vindos... pois assim consigo verbalizar um pouco do meu conhecimento....
Na realidade o objeto azul não é um desmanchador de costura, mas sim um Furador de Tecidos...
Então respondi que estaria colocando uma postagem sobre esse assunto.....
Furador de tecidos
 x 
Desmanchador de Costura
Na foto  tenho a página de um livro com desenhos tradicionais de 1815 do Bordado inglês..
 e dois  bordados antigos  com pequenos furinhos - ilhóses bordados...
 e eles são executados com esse
"Furador de Tecidos" esse da foto em prata!


 Aqui a capa do Livro que ganhei da minha aluna Fernanda!


 E aqui a minha coleção de Furadores de tecido....

E aqui uma pequena história...
Os dois primeiros são chifres de veadinhos - 
são ossos e acredito que tem mais de 200 anos...
voce pode encontrar em leilões e antiguários....
são  acessórios raros...

Depois um Furador de prata que  faz parte de uma caixa de costura antiga...

 O vermelho um modelo mais tradicional e recentemente ganhei outro, mas que no momento da foto não  estava comigo ....

O Bordado inglês originalmente era todo Bordado a mão...
 mas com a  Revolução Industrial passou a ser industrializado...

Aqui abaixo a foto de uma roupa japonesa antiga que ganhei essa semana da minha aluna Cristina... e nas mangas um belo Bordado Inglês industrializado!
Já imaginei esse modelo de blusa com um belo Reticello!



 E aqui foto do Desmanchador de Tecido... também conhecido no catalogo da Sajou como "Découvert"
No Brasil conhecemos ele ainda como "abridor de casa para costura"


2 comentários:

ANALAICE disse...

Que legal aprender.... Eu conheço os dois instrumentos......mas o bordado.....não sei nem como começar.....rsrsrs....mas é lindo!!!!BJs...

Maria Filomena disse...

Lee,
excelente artigo...
Bordado é história...
é cultura!

abraços de MF